Translate

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Cabelos: Santo Vinagre!




Resolvi compartilhar meu desastre capilar com uma amiga e ela me deu uma ótima dica! Já havia usado a receitinha do vinagre de maçã nos cabelos, mas já fazia tanto tempo que nem lembrava mais dos benefícios!
O PH das minhas madeixas estava muito elevado entorno de 7, ou seja as cutículas dos meus cabelos estavam muito abertas, devido junção de constante selagens e colorações, que deu caca deixando meus fios muito porosos, ásperos e sem brilho. 
Aí você pensa: "e o que tem o vinagre com isso?" 

O PH do vinagre esta em torno de 2,5 a 3,5 ou seja é baixo o que ajuda a equilibrar o pH dos nossos cabelos contraindo, fechando e selando as cutículas, mantendo assim a hidratação dentro dos fios. Por ser um produto de cozinha, geralmente sempre temos em casa, e mesmo que não tenhamos é super barato, fácil de encontrar e nos socorre dando uma efeito mara na cabeleira.

Benefícios para os cabelos:

  • Fecha as cutículas dos fios, refletindo maior brilho nas madeixas 
  • Limpa o couro cabeludo 
  • Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, dermatite seborreica, oleosidade excessiva e queda de cabelo. 
  • Estimula circulação sanguínea no couro cabeludo contribuindo para o crescimento dos fios. 

Para tratar a porosidade, Como Usar?

Lave bem os cabelos com shampoo e tire bem o excesso de água com a toalha. Em um recipiente spray ou uma vasilha de plastico, misture para cada 1 medida de vinagre de maçã 2 medidas de água fria/gelada (mineral de preferencia) e aplique desde o couro cabeludo as pontas, misture a quantidade suficiente para cobrir todos os seus fios. Deixe agir nos cabelos por cerca de 10 minutos. Coloque uma touca plastica e enrole uma toalha sobre a cabeça para não escorrer vinagre pelo rosto. Depois da pausa enxague bem os cabelos, em seguida passe sua mascara de tratamento. Deixe os cabelos secarem naturalmente. Se for finalizar com chapinha, use protetor térmico. 

PS¹: O vinagre tem que ser de maçã!

PS²: Vinagre de maçã não é tratamento! Sozinho ele não recupera os danos dos seus fios, apenas mascara o estado real do seu cabelo. O ph acido do vinagre de maçã da a sensação de cabelo tratado devido o selamento dos fios. Mas não adianta ter um fio selado se esta vazio por dentro por isso, deve ser usando em conjunto com seus cosméticos capilares com a finalidade de proporcionar aos cabelos porosos o selamento de um tratamento dentro do fio.

PS³: Trate seus cabelos com produtos adequados e use o vinagre de maçã em casos emergenciais de alta porosidade e fios elásticos. Ele não deve ser usado em todas as lavagens ou semanalmente.


Para tratar caspa, Como usar? 

Apos lavar os cabelos com shampoo, aplique com ajuda de um spray ou algodão a mistura de vinagre de maçã com água diretamente no couro cabeludo (apenas no couro), deixe agir de 10 a 20 minutos e enxague. Prossiga com sua finalização habitual. Para este fim, faço esse procedimento a cada 15 ou 30 dias. Lembrando que se o seu caso for dermatite seborreica excessiva, não dispense uma consulta com o medico para indicação de cosméticos e tratamento adequados.

Com uso correto do vinagre de maçã seus cabelos ficarão limpos, macios, com brilho, sem embaraço, com as pontas seladas. 


Diga adeus a porosidade e a caspa. 

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário