Translate

sábado, 7 de dezembro de 2019

O NÃO de Deus na vida de Moisés e Paulo.

É tão ruim se sentir impotente diante de circunstâncias, problemas e pessoas que obviamente não podemos controlar. As vezes parece que levei um soco no estomago e estou sem ar tentando falar sem conseguir emitir som pela boca.

Quando reconheci minha impotência  entendi que não adianta estar preocupada, nem ficar furiosa por não ter controle sobre os problemas que surgem na minha vida, foi então que esse versiculo da bíblia fez mais sentido como nunca antes para mim,   diz assim: Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar altura à sua estatura?  Lucas 6:27
Você pode tentar imaginar, ou até saber o quanto é angustiante ter vontade de agir para resolver uma situação e não poder. É nessas horas que mais preciso estar atenta a tudo que a palavra de Deus tem me ensinado , para que eu não faça descaso de todo o conhecimento que Ele nos deixou nas escrituras sagradas.

E, ta aí outra coisa que não é facil (Será que tem essa parte na vida, a parte do facil?).
É dificil orar quando só se sente raiva, medo, ou muita decepção, mas é preciso.

Se não  haver comunicação com Deus nos momentos dificeis,  como eu  manterei a fé sobre a vontade da minha natureza errante?

Eu ja vacilei nisso por muito tempo e vejo muitas outras pessoas vacilarem também.

Saber, ou ouvir, ou ler que temos que confiar/ agir com sabedoria/ ter fé que Deus agirá nas circunstâncias em que ninguém mais pode intervir é totalmente diferente de conseguir praticar.

Jesus nos incentiva a falar com o Pai, ainda mais além,  nos  evidência o quanto é importante pedir a Deus o que queremos com constância  e insistência por mais que nos tornemos incovenientes como os exemplos dessas duas parabolas:

Amigo inoportuno

Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo e, se for procurá-lo à meia-noite, lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois que um amigo meu chegou a minha casa, e não tenho o que apresentar-lhe; 

se ele, respondendo de dentro, disser: Não me pertube; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te dar.
Digo-vos que, ainda que se não levante a dar os pães por ser seu amigo à porta, certamente levantar-se-á por causa da sua importunação e lhe dará tudo o que precisar.

E eu vos digo a vós: Pedi, e será lhe será  dado; buscai, e achareis; batei, e abriram a porta;  porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.
Lucas 5:11

A viuva e o juiz injusto

Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'.
Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: 'Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar'. 
E o Senhor Jesus continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite?  Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" Lucas 18

É importante ter consciência que orar,  pedir  a Deus algo especifico não garante que Ele dará e isso não pode abalar nossa adoração e fidelidade a Ele. Pois mesmo que nas parabolas Jesus deixe claro  a importância da insistência na oração e o quanto Deus nos quer responder positivamente,  me vem a memória  o exemplo de Moisés que até o ultimo dia de sua vida desejou entrar na terra prometida, tanto pediu mas Deus não lhe permitiu. Também lembro do apostulo Paulo que fez orações repetidas vezes por sua cura, mas Deus lhe negou o pedido. Moises e Paulo fizeram a parte que lhes cabia fazer, era o que estava ao  alcance deles, mas não podiam controlar a vontade de Deus, apenas obedeceram e esse 'não' do Senhor para eles não os fizeram menor em fé, ou lhes tiraram a salvação, pelo contrário , ate hoje são lembrados e respeitados por toda a inspiração e obra que Deus fez através da vida deles, por certo que não lhes falta nada hoje na morada do Pai.

No fim só posso me apoiar na oração  que me mantém em equilibrio e na palavra de Deus que sustenta minha esperança em suas boas dadivas.


Mas independente de receber o 'sim' , ou 'não' do meu Pai, só posso nutrir gratidão pelo que Ele é e esperar que o sacrificio de Jesus atenda meu pedido mais importante: a salvação da minha alma. Que um dia eu possa fazer morada no Reino do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário