Translate

domingo, 11 de julho de 2021

Defesa Pessoal no Convívio Organizacional.


 Você tem algum modo agir para se adaptar e se inserir em um ambiente novo? Por exemplo, ambiente de trabalho, pessoas desconhecidas, algumas te vendo como ameaça. Não é nada fácil ser o novato. Antes de saber lidar com essas situações apenas ignorava, quem gostasse de mim, bem. Quem não, pouco me importava. Dando certo eu mantinha no emprego, não me adaptando, pedia pra sair.

Com o passar dos anos, acumulando experiências e enxergando as pessoas de maneira mais empática, mudei meu posicionamento frente ao novo e a tudo o que o acompanha.

A primeira vez que agi tentando encontrar meu espaço no ambiente desconhecido com minha nova postura não foi algo calculado, mas quando prestamos atenção no que vivemos sempre aprendemos uma lição. Deu certo.

Da segunda vez que me vi inserida em um novo emprego, com novas pessoas para me adaptar, não nego que me vi pescando o que deu certo da primeira experiência, e já dou spoiler que deu certo da segunda também!

Alguém ti disse que o básico é simples e funciona?

O que funciona pra mim é agir com empatia e humildade. Não é nenhum método inovador, e também não é algo inacessível, mas não vou dizer que todo mundo consegue, porque não é fácil.

Se alguém me vê como ameaça, me mostro a disposição para ajudar. Peço ajuda para coisas que já sei fazer com intenção de leva-la a um lugar seguro emocionalmente. Tento extrair coisas boas de quem está comigo, levando elas preferir expor seu melhor apesar dos dias difíceis. Não guardo para mim conhecimento algum, o que me faz bem procuro dividir com quem esta comigo. Pequenas atitudes como essas desarmam as pessoas que nos veem como intrusos.

Por outro lado, tem quem apenas fica torcendo pra gente errar e fazer o maior barulho em cima disso. Com esse tipo de gente não tem muito como quebrar as barreiras, e criar relações, mas manter coerência e a boa postura também funcionam como defesa pessoal contra quem torcem pelo nosso fracasso.

Na bíblia está escrito, não canseis de fazer o bem. O alerta foi deixado porque certamente não é fácil, mas se seguimos com um proposito maior, as dificuldades são validas. Também diz nas escrituras, se possível tende paz com todos. Logo a postura do "tô nem aí pro que você pensa de mim" não é coerente com o ensinamento cristão. Aprendi com Jesus, e o que eu aprendo com Senhor não me privo de praticar.

"Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor cobre multidão de pecados." quando entendi a profundidade desse versículo pedi a Deus para me ensinar a amar as pessoas, como Ele me ama. Porque não é fácil me amar. Com certeza Deus tem sido cheio de paciência e misericórdia comigo, bem sei do quanto preciso do seu perdão, e já que o amor cobre essa multidão de pecados, nada melhor que amar para alcançar a graça de Deus. E o amor é paciente, não tem prazer no mal, o amor é benigno. É isso o que muda minha visão de mundo. Isso me motiva a ser melhor do que eu já fui um dia: Amar a DEUS sobre todas as coisas, e ao meu próximo como a mim.

Talvez você não seja o tipo que lê a bíblia, ou que acredite em Deus. Mas você precisa encontrar um proposito para se manter no foco das suas metas e não se perder e desistir por falta de tato no trato das relações humanas.

Se excluir, e desdenhar das pessoas que te julgam, ou que te menosprezam não vai fazer você ser diferente delas, e gente igual não brilha, não se destaca.

Não espere que digam que você foi um sucesso hoje. Acorde e durma sabendo que você vence todos os dias quando faz o bem independente de a quem. Claro que sempre tem um, e outro, que são mais resistentes ao que temos a oferecer, mas quando nos mantemos firmes em nossas ações passamos a credibilidade necessária para conquistar o respeito e colaboração de nossos colegas. Não é do dia pra noite, mas a constância de fazer o bem traz resultados nas relações. E se elas não tiverem nada de bom para falar a nosso respeito, pelo menos podemos evitar dar argumentos para falarem o mau.
Ainda assim as pessoas podem não reconhecer o seu potencial, mas saiba que isso não quer dizer que ele não exista. Não enterre seu talento porque alguém teve capacidade de reconhece-lo. Precisamos aprender a nos satisfazer em saber quem somos, deitar na cama e ponderar no fim do dia que não nos deixamos vencer pelo mal, mas vencemos o mal com o bem. 

Indico a leitura: Romanos 12:09 -21

Nenhum comentário:

Postar um comentário