Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Dieta x Reeducação Alimentar.

Hoje vou explicar pra você, que tem acompanhado meus posts sobre emagrecimento, o que é reeducação alimentar e dieta. você já sabe o que é?
Muitas pessoas ao longo de vários anos tentaram emagrecer com a alimentação dita como dieta, que na maioria das vezes não tinha nada de saudável. As pessoas criaram aversão a essa palavra pelo tanto de frustrações que passaram seguindo dicas errôneas de como emagrecer.


No senso comum reeducação alimentar e dieta são duas coisas diferentes: dieta é considerada como  uma alimentação restritiva seguida a curto prazo, de resultados rápidos e inconstantes. Reeducação alimentar, já lhes soa melhor aos ouvidos como algo que se deve seguir sem restrições abusivas e sem data para acabar, com resultados progressivos e duradouros. 


 Já no meu vocabulário dieta e reeducação alimentar estão ligadas como sinônimos.  Não vejo nada de errado em se referir a uma alimentação saudável como dieta; Então, não me julgue mal se eu usar a palavra dieta, ou reeducação alimentar para me referir ao meu novo estilo de alimentação.


A verdade é que tanto para um, quanto para outro o foco é mesmo: emagrecer através da alimentação. A atenção não deve estar em como nomear a nova rotina e sim em como se executará a ideia.



Na minha lista de desintoxicação você pôde acompanhar o que eu fiz por cerca de duas semanas, mas deve estar pensando: sim, mas  e depois disso? volta a comer como antes? Não. Até porque não tem inteligencia em se fazer um detox do corpo e uma reeducação de paladar se for pra voltar a fazer tudo errado novamente, não é mesmo?!

QUARTO PASSO:
 A minha sugestão para quem quer emagrecer é continuar seguindo o máximo possível a lista do detox. Hoje eu estou fazendo a 67 dias de reeducação alimentar seguindo a minha lista de desintoxicação. Claro que a restrição diminuiu em relação as fontes de proteínas, por exemplo já como carne vermelha de duas a três vezes por semana, e duas vezes ao mês como linguiça toscana ou peixe frito. Em casa prefiro tomar café ou bebidas sem adoçar, mas se for na casa de alguém eu não banco a visita chata, sem falar que tirei o arroz e o macarrão das minhas refeições e nem me lembro a ultima vez que tomei um copo de refrigerante. Isso são coisas que tem sido relativamente fáceis de seguir, pois já não tenho os sintomas da má alimentação de antes e nem me sinto fraca, ou prejudicada com essa dieta.


O que você conseguir continuar, siga fazendo. Eventualmente pode acontecer um dia, ou dois na semana que você vai acabar comendo, ou bebendo algo fora da dieta saudável, mas eu acho isso super normal. Se comeu um bolo, ou um brigadeiro hoje, não quer dizer que você tem que passar o resto do dia comendo besteira. Se por qualquer motivo comeu algo errado, siga uma alimentação correta na próxima refeição. Não desista. Só porque jacou em um momento não quer dizer que tem que jacar o dia todo, ou o fim de semana, ou a semana toda! Reeducação alimentar é isso, saber balancear o quê  e o quanto se deve comer. Aconselho você a se policiar para não voltar aos velhos hábitos que te levarão a encontrar qualquer quilograma que tenha perdido seguindo a nova alimentação e rotina de exercícios.



Estamos entendidos? Você pode sim comer até se sentir satisfeito, porém comida de verdade: proteínas, verduras, legumes, frutas, tudo o que for saudável e que você tenha condições de ter em casa. Aliás, deixo mais essa dica pra você: não compre nada que seu orçamento não permita, queijos e castanhas caras, etc...não ha necessidade disso, pois você vai acabar desistindo da reeducação alimentar por achar ela cara demais, e se alimentar de forma saudável não é caro. Caro é você ter pagar consultas, exames e tratamentos para cuidar da doença.


Se isso te incentiva, aí vai: 

  • 68 dias de reeducação alimentar
  • 72,800 peso inicial
  • 64,200 peso atual
  • 8,600kg total eliminado
  • 55kg objetivo final
Alguém aí também tem resultados de emagrecimento? deixa nos comentários o seu progresso e o que mais tem te ajudado nessa caminhada rumo a saúde!

Beijinhos, até o próximo post!😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário